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sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Outubro Rosa e o envolvimento das empresas


Autor: Caio Lauer 

Você já reparou que alguns pontos turísticos e comerciais da sua cidade estão com tonalidade ou iluminação rosa? Apesar de ter ganhado força e popularidade nos últimos anos, o movimento Outubro Rosa, que levanta a bandeira da prevenção do câncer de mama, começou no Brasil em 2002 e vem cada vez mais ganhando aliados.


Com início na década de 90 nos Estados Unidos, o Outubro Rosa foi oficializado por lá após decreto do Congresso americano que colocou outubro como o mês oficial da luta contra a doença. A escolha da cor rosa como símbolo é uma maneira feminina e sutil de sensibilizar a população, e o laço rosa é também usado como ícone internacional na luta e prevenção do câncer de mama.

Participação das organizações
Segundo o último levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama. A mamografia deve ser realizada por mulheres com idade entre 50 e 69 anos, com intervalos máximos de dois anos entre os exames, ou a partir dos 35 anos, para as mulheres que pertencem a grupos de risco.
De olho neste preocupante cenário, diversas empresas brasileiras se envolveram na causa e apresentamos para você alguns casos interessantes:

AVON
A famosa marca de cosméticos possui uma parceria com a Femama (Federação das Associações Filantrópicas pela Saúde da Mama), e conta com a participação de 51 entidades filiadas na campanha Avon Contra o Câncer de Mama.
No Brasil inteiro, funcionários da empresa e revendedores autônomos da marca realizam caminhadas, palestras e outros eventos que promovam a conscientização do maior número possível de pessoas sobre os cuidados com a prevenção da doença.
“A ideia é unir forças em torno de um objetivo comum: conscientização, prevenção e detecção precoce da doença. Com isso, reforçamos nosso potencial articulador para que a mulher possa usufruir de forma plena, digna e saudável a sua vida”, conta Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon.

SANTANDER
O núcleo de microcrédito da instituição já faz há 4 anos um trabalho voltado à prevenção do câncer de mama. Dados internos da empresa apontam que 70% dos clientes de microcrédito são mulheres e, por este motivo, foi escolhido este braço do Santander para as campanhas.
“Convidamos médicos especialistas e pessoas que já superaram a doença para palestrar, principalmente em comunidades carentes. Envolvemos também os funcionários do banco na disseminação de um compromisso que é simples de ser exercido, mas que tem um impacto muito importante na saúde da mulher”, conta Jerônimo Ramos, superintendente da Santander Microcrédito.
Além das campanhas para o grande público, o banco também conscientiza os colaboradores com o tema por meio de comunicação interna.

ATENTO
Desde 2007, a empresa promove campanhas de prevenção do câncer de mama, com dicas de prevenção à doença. Em 2010, a Atento firmou uma parceria com o Ministério da Saúde a companhia apoia todas as campanhas realizadas pelo órgão.
“Todas as campanhas que realizamos são destinadas para todos os nossos funcionários, ou seja, 85 mil em todo Brasil. Um dado interessante é que o nosso quadro é composto por mais de 75% de mulheres”, aponta Majo Martinez Campos, diretora executiva de Recursos Humanos da Atento.
A Atento também divulga um e-mail marketing do Ministério da Saúde, além de incluir esta publicação no Jornal Mural da Empresa. Além disso, a companhia desenvolveu um post exclusivo para o Facebook da Atento como apoio à campanha do Outubro Rosa.

TELEFÔNICA VIVO
Durante todo o mês de outubro, a antena do prédio da Avenida Chucri Zaidan, no Teatro Vivo, e o edifício sede no Brasil (prédio EcoBerrini) serão iluminados de rosa, sob orientação do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama. Além disso, a empresa programou o envio de 600 mil torpedos de sensibilização sobre a campanha para clientes Vivo, por meio do programa SMS Social, realizado pela operadora em parceria com o Ministério da Saúde. A empresa também vai distribuir laços cor de rosa nas lojas próprias de todo o país e nos prédios administrativos da companhia.
Com seus colaboradores, a Telefônica Vivo vai desenvolver uma série de ações de conscientização, como debate com médicos especializados no tema, incluindo Mitos e Verdades do Câncer de Mamas, a importância da prevenção, do autoexame, de exames periódicos e tratamentos, em parceria com o Hospital Sírio Libanês e o Hospital Israelita Albert Einstein. Para esta ação, a empresa também é parceira da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).
“A participação da Telefônica Vivo na ação do Outubro Rosa reforça a importância que a empresa vê no tema de prevenção, não só do câncer de mama como de doenças de modo geral”, reforça o médico Michel Daud, diretor de Promoção à Saúde da Telefônica Vivo.

ONODERA
A rede de estética firmou uma parceria com o Instituto Neo Mama, e durante o Outubro Rosa as unidades estarão iluminadas na cor rosa. A Onodera também participa da campanha com uma promoção onde na compra de um tratamento na rede e por um adicional de R$ 5,00 a cliente ganha uma camiseta que apoia a causa, onde este valor será revertido ao Instituto Neo Mama.
“Algumas mudanças de habito são relativamente simples, como manter uma alimentação equilibrada e livre de gordura, praticar atividades físicas regularmente, não abusar de bebidas alcoólicas é altamente recomendado para todas as pessoas. Mas o autoexame das mamas e um check up anual com um médico são de fundamental importância para acompanhar o processo de perto e de forma constante”, pontua Lucy Onodera, presidente da rede.

UNIMED PAULISTANA
A operadora de sistemas de saúde e assistência médica participa do Outubro Rosa desde 2011.
Com ações de endomarketing, a Unimed Paulistana divulga mensagens de conscientização no site, redes sociais, fundo de tela dos computadores dos colaboradores, Intranet, prepara cartazes que são espalhados na sede administrativa e envia e-mail marketing a todos os stakeholders.
“Durante todas as sextas-feiras de outubro os colaboradores vem trabalhar com, pelo menos, uma peça cor de rosa para fortalecer a iniciativa. Também são incentivados a tirarem uma foto criativa e o departamento mais engajado à campanha ganha um brinde especial”, relata Norian Segatto, gerente de Marketing, Comunicação e Responsabilidade Social, da Unimed Paulistana.