Autor: Caio Lauer
Você
já reparou que alguns pontos turísticos e comerciais da sua cidade estão com
tonalidade ou iluminação rosa? Apesar de ter ganhado força e popularidade nos
últimos anos, o movimento Outubro Rosa, que levanta a bandeira da prevenção do
câncer de mama, começou no Brasil em 2002 e vem cada vez mais ganhando aliados.
Com início na década de 90
nos Estados Unidos, o Outubro Rosa foi oficializado por lá após decreto do
Congresso americano que colocou outubro como o mês oficial da luta contra a
doença. A escolha da cor rosa como símbolo é uma maneira feminina e sutil de
sensibilizar a população, e o laço rosa é também usado como ícone internacional
na luta e prevenção do câncer de mama.
Participação
das organizações
Segundo o último
levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2010, 12.705 mulheres
morreram de câncer de mama. A mamografia deve ser realizada por mulheres com
idade entre 50 e 69 anos, com intervalos máximos de dois anos entre os exames,
ou a partir dos 35 anos, para as mulheres que pertencem a grupos de risco.
De olho neste preocupante
cenário, diversas empresas brasileiras se envolveram na causa e apresentamos
para você alguns casos interessantes:
AVON
A famosa marca de cosméticos
possui uma parceria com a Femama (Federação das Associações Filantrópicas pela Saúde
da Mama), e conta com a participação de 51 entidades filiadas na campanha Avon
Contra o Câncer de Mama.
No Brasil inteiro,
funcionários da empresa e revendedores autônomos da marca realizam caminhadas,
palestras e outros eventos que promovam a conscientização do maior número
possível de pessoas sobre os cuidados com a prevenção da doença.
“A ideia é unir forças em
torno de um objetivo comum: conscientização, prevenção e detecção precoce da
doença. Com isso, reforçamos nosso potencial articulador para que a mulher
possa usufruir de forma plena, digna e saudável a sua vida”, conta Lírio
Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon.
SANTANDER
O núcleo de microcrédito da
instituição já faz há 4 anos um trabalho voltado à prevenção do câncer de mama.
Dados internos da empresa apontam que 70% dos clientes de microcrédito são
mulheres e, por este motivo, foi escolhido este braço do Santander para as
campanhas.
“Convidamos médicos
especialistas e pessoas que já superaram a doença para palestrar,
principalmente em comunidades carentes. Envolvemos também os funcionários do
banco na disseminação de um compromisso que é simples de ser exercido, mas que
tem um impacto muito importante na saúde da mulher”, conta Jerônimo Ramos,
superintendente da Santander Microcrédito.
Além das campanhas para o
grande público, o banco também conscientiza os colaboradores com o tema por
meio de comunicação interna.
ATENTO
Desde 2007, a empresa
promove campanhas de prevenção do câncer de mama, com dicas de prevenção à
doença. Em 2010, a Atento firmou uma parceria com o Ministério da Saúde a
companhia apoia todas as campanhas realizadas pelo órgão.
“Todas as campanhas que
realizamos são destinadas para todos os nossos funcionários, ou seja, 85 mil em
todo Brasil. Um dado interessante é que o nosso quadro é composto por mais de
75% de mulheres”, aponta Majo Martinez Campos, diretora executiva de
Recursos Humanos da Atento.
A Atento também divulga um
e-mail marketing do Ministério da Saúde, além de incluir esta publicação no
Jornal Mural da Empresa. Além disso, a companhia desenvolveu um post
exclusivo para o Facebook da Atento como
apoio à campanha do Outubro Rosa.
TELEFÔNICA VIVO
Durante todo o mês de
outubro, a antena do prédio da Avenida Chucri Zaidan, no Teatro Vivo, e o
edifício sede no Brasil (prédio EcoBerrini) serão iluminados de rosa, sob
orientação do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama. Além
disso, a empresa programou o envio de 600 mil torpedos de sensibilização sobre
a campanha para clientes Vivo, por meio do programa SMS Social, realizado pela
operadora em parceria com o Ministério da Saúde. A empresa também vai
distribuir laços cor de rosa nas lojas próprias de todo o país e nos prédios
administrativos da companhia.
Com seus colaboradores, a
Telefônica Vivo vai desenvolver uma série de ações de conscientização, como
debate com médicos especializados no tema, incluindo Mitos e Verdades do Câncer
de Mamas, a importância da prevenção, do autoexame, de exames periódicos e
tratamentos, em parceria com o Hospital Sírio Libanês e o Hospital Israelita
Albert Einstein. Para esta ação, a empresa também é parceira da Associação
Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).
“A participação da
Telefônica Vivo na ação do Outubro Rosa reforça a importância que a empresa vê
no tema de prevenção, não só do câncer de mama como de doenças de modo geral”,
reforça o médico Michel Daud, diretor de Promoção à Saúde da Telefônica Vivo.
ONODERA
A rede de estética firmou
uma parceria com o Instituto Neo Mama, e durante o Outubro Rosa as unidades
estarão iluminadas na cor rosa. A Onodera também participa da campanha com uma
promoção onde na compra de um tratamento na rede e por um adicional de R$ 5,00
a cliente ganha uma camiseta que apoia a causa, onde este valor será revertido
ao Instituto Neo Mama.
“Algumas mudanças de habito
são relativamente simples, como manter uma alimentação equilibrada e livre de
gordura, praticar atividades físicas regularmente, não abusar de bebidas
alcoólicas é altamente recomendado para todas as pessoas. Mas o autoexame das
mamas e um check up anual com um médico são de fundamental importância para
acompanhar o processo de perto e de forma constante”, pontua Lucy Onodera,
presidente da rede.
UNIMED PAULISTANA
A operadora de sistemas de
saúde e assistência médica participa do Outubro Rosa desde 2011.
Com ações de endomarketing,
a Unimed Paulistana divulga mensagens de conscientização no site, redes sociais,
fundo de tela dos computadores dos colaboradores, Intranet, prepara cartazes
que são espalhados na sede administrativa e envia e-mail marketing a todos os stakeholders.
“Durante todas as
sextas-feiras de outubro os colaboradores vem trabalhar com, pelo menos, uma
peça cor de rosa para fortalecer a iniciativa. Também são incentivados a
tirarem uma foto criativa e o departamento mais engajado à campanha ganha um
brinde especial”, relata Norian Segatto, gerente de Marketing, Comunicação e
Responsabilidade Social, da Unimed Paulistana.