Ana Vaz
Entenda
por que as cores de nossas roupas são tão importantes para a construção da
imagem pessoal e profissional.
Cerca de
80% do que percebemos do mundo chega a nós através da visão, nosso sentido de
maior alcance. Por isso mesmo não é difícil entender porque as cores de nossas
roupas são tão importantes para a construção da imagem pessoal e profissional.
As tonalidades são grandes responsáveis pela coerência – ou incoerência - entre
a comunicação não verbal e a verbal. A ideia aqui é ajudar você a fazer com que
sua vestimenta seja compatível com seu discurso, qualidade, valores e rotina.
Para Reforçar Seriedade de Comprometimento
As cores
fechadas e escuras, como azul marinho, preto, marrom, vinho e verde-musgo, por
exemplo, ajudam a comunicar autoridade, seriedade, credibilidade, força,
sofisticação e formalidade. Do ponto de vista negativo, podem reforçar
também o autoritarismo e falta de abertura a novas ideias – é por isso que vale
evitá-las (principalmente as mais escuras) em momentos que você precise passar
mais proximidade ou flexibilidade, que a descontração e o ar de receptividade
deveriam estar sendo reforçados. Por exemplo: não precisa ir vestindo preto ao
churrasco de final de ano da empresa, mesmo que esta exija roupas formais
durante a semana de trabalho.
Tons
escuros são indicados para reforçar que você sabe o que diz, a sua maturidade e
seu poder de decisão. Estes tons também têm o poder de colocar uma barreira
entre você e seus interlocutores, por isso podem ser ótimos escudos naqueles
momentos em que você não deseja ser interpelado ou até mesmo agredido. São
especialmente indicadas para entrevistas de emprego ou apresentações, afinal
não cansam os olhos e nem distraem a atenção.
Reunião descontraída ou brainstorm
Bege,
rosa, amarelo e azul-céu estão no grupo das cores claras, projetam uma imagem
de proximidade, descontração, abertura, flexibilidade, leveza e casualidade,
por outro lado podem comunicar fragilidade e submissão quando usadas em
momentos que você precisa mostrar força e poder. Não vá de amarelinho
apresentar os resultados negativos da sua equipe para seus superiores.
Estas
cores são ótimas quando é preciso interagir com os pares e se aproximar ou
quando você quiser reforçar sua jovialidade e criatividade. Dica para as
mulheres: vale coordená-las com tons médios, pois se a vestimenta estiver em
tons muito claros, dos pés à cabeça, você poderá transmitir uma imagem
excessivamente frágil – atenção principalmente aos tons de rosa.
Criatividade
e bom humor
Quanto
mais viva e pura uma cor - como vermelho, turquesa, pink, amarelo-ouro, lima,
etc. - mais ela projetará energia, desafio, casualidade e ousadia. Por outro
lado, tons vivos podem transmitir infantilidade, pouca sofisticação e até
causar irritabilidade quando usadas em demasia naqueles momentos em que tudo o
que você precisava era reforçar a ideia de formalidade.
Na grande
maioria dos ambientes de trabalho, é indicado adotar as cores vivas em pequenas
doses, como em acessórios ou peças menores, de preferência coordenando-as com
cores que não sejam muito contrastantes – o bege e o cinza claro são sempre
ótimas opções, ao contrário do preto, que causa ainda mais contraste com elas. Usando-as
assim, a capacidade criativa, a coragem e o bom humor serão ressaltados na
medida certa. Evite estes tons quando precisar de máxima atenção de seus
interlocutores ou audiência, como em entrevistas de emprego e apresentações,
pois distraem sua audiência.
Equilíbrio
Como
todas as cores têm seus pontos fortes e fracos, a dica é equilibrar seu uso no
momento de escolher o visual. Sempre que quiser diminuir ou neutralizar as
características negativas de uma cor, combine-a com cores que tenham características
opostas. Por exemplo, vestir bege da cabeça aos pés pode fazê-lo parecer
inofensivo, frágil e monótono demais. Combine-o, mesmo que em pequenas doses,
com cores, como vermelho ou anil e seu visual ficará mais criativo; coordene-o
com vinho, preto ou marinho, e você reforçará sua autoridade.
Não
menospreze o poder das cores. Queira você ou não, elas comunicarão algo sobre
sua personalidade e perfil profissional. Então que seja sempre o melhor.
Fonte:
ClickCarreira