Busca

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Quarentões viram estagiários na busca por novas carreiras


O estágio sempre foi a melhor porta de entrada para o primeiro emprego, mas nos últimos anos esta experiência se tornou também um atalho para quem já não é mais tão jovem assim. Hoje no Brasil é grande o número de pessoas com mais de 40 anos que estão em busca de um estágio e aproveitam esta chance para mostrar que a maturidade é um ponto positivo para conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Só o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) tem hoje no cadastro quase seis mil estagiários com mais de 40 anos em todo no país. “Nós notamos agora uma inversão. As empresas de alguns segmentos preferem pessoas mais maduras”, ressalta o gerente regional do CIEE, Ney Godoy.

Na área da educação, a experiência tem sido valorizada. É o caso de Regiane, que aos 45 anos, começou um estágio e pretende seguir a carreira de pedagoga.  “Eu tenho certeza que estou no tempo certo, porque a idade traz muita credibilidade para você, principalmente com os pais de alunos. Eu acho que se tivesse feito antes, talvez eu não tivesse tanta credibilidade”, acredita a estagiária Regiane Cristina Leão.

E foi graças ao estágio, aos 48 anos, que Maria Eliza conquistou uma vaga em um escritório de contabilidade. “A idade não me impediu de nada, nada, nada. O emprego que eu queria, do jeito que eu sonhei. Por isso que eu falo: tem que sonhar, tem que persistir que consegue”, conta a auxiliar de contabilidade Maria Eliza Pagani.

Para a patroa de Maria Eliza, a maturidade fez toda a diferença na hora da contratação. “Na verdade, o que eu queria era alguém que me gerasse confiança, que tivesse um comprometimento com o trabalho e ficasse comigo por um longo período de tempo. E não só fizesse um estágio, ficasse um período e migrasse para uma outra empresa", explica a contadora Carolina Cesar Serapião.